segunda-feira, 25 de julho de 2011

Mulheres e Vinho: O Tinto Comanda

Traduzido de: Wine Enthusiast Magazine / Web 2011 / Women and Wine: Red Rules por Melanie Nayer
Traduzido por Bia Barnes

Doutores afirmam que uma taça de vinho por noite faz mais do que fazer florescer o paladar das mulheres.


Existe uma maneira mais prazerosa de cuidar dos seus alimentos, afinar as suas coxas e aumentar a sua libido?Estudos recentes mostram que beber uma taça de vinho tinto por dia é benéfica à mulher. Mas quanto realmente isso ajuda?

"Existem alguns estudos que discutem os efeitos do vinho tinto nas mulheres, mas infelizmente alguns deles convergem", diz o Dr. Jan Berger, MD, fundador da firma de consultoria de saúde Health Intelligence Partners. "As propriedades encontradas no vinho tinto quando ingerido com moderação mostraram que podem reduzir doenças coronárias e diminuir as inflamações de artrite nas mulheres. E dependendo da quantidade de vinho consumida e o tipo de cancêr, a ingestão do vinho tinto pode diminuir a gravidade da doença", ele diz.

Em um estudo recente conduzido pela Universidade de Missouri-Columbia, ficou provado que o vinho tinto contém componentes que ajudam a combater patologias que são conhecidas por causar doenças relacionadas a alimentos. A combinação de etanol, baixo pH, e phitoquimicas -como o revesratrol, que é também conhecido por suas propriedades antioxidantes-, cordas de E.coli, listeria e Salmonella não podem suportar o cocktail quimico.

E para quem faz dieta, é melhor ainda. Consumir uma taça de vinho tinto antes do jantar pode ajudar a reduzir alguns quilos por aumentar a sensação na mulher de estar satisfeita. Dr. Berger avisa entretanto que "isso pode também prejudicar programas alimentares de redução de peso porque o vinho reduz o foco em uma alimentação apropriada". Em outras palavras, depois de um pouco mais do que o devido de vinho, o saco de batatas chips pode parecer irresistível.

Ainda assim as propriedades benéficas do vinho vão além de prevenir doenças e auxiliar na redução do peso - ele pode também aumentar a libido de uma mulher. Em 2009, um estudo da Universidade de Florence comparou mulheres italianas que vivem na Toscana para determinar os efeitos que o vinho tinto tinha em suas vidas sexuais. Doutores na Universidade de Florence recrutaram 800 mulheres entre 18 e 50 anos, nenhuma que tenha delatado problemas sexuais ou que bebia mais do que duas taças de vinho por dia durante o período do estudo. As mulheres foram dividas em três grupos: Aquelas que regularmente consumiam uma ou duas taças de vinho tinto por dia, aquelas que consumiam menos do que uma taça por dia e aquelas que não bebiam. No fim, os resultados sugeriram que a mesa do jantar não é o único lugar para o vinho. Mulheres que consumiam de uma a duas taças de vinho por dia relataram que haviam aumentado seu apetite sexual e sua performance sexual também havia melhorado.

Dr. Berger sugere que uma das razões para isso é que: Consumir uma taça de vinho vai diminuir o nível de stress nas mulheres e aumentar o foco no seu parceiro, e assim criar uma experiência sexual mais íntima. Mas um Cosmopolitan (cocktail) não pode fazer o mesmo? De acordo com Associated Content, os pesquisadores do estudo da Universidade de Florence, acreditam quem existam certos componentes químicos no vinho tinto que o sangue leva para as áreas sexuais, causando uma estimulação sexual.

Mas cuidado apreciadoras: Antes de se deliciar com variadades do tinto na esperança de fortificar seu coração ou de soltar a sua deusa sexual interior, Dr. Berger avisa que a discussão sobre essas pesquisas devem ser levadas com leveza.

" No final, meu conselho é o mesmo que sempre digo para todas as outras questões da vida", diz Dr. Berger." Tudo com moderação".