segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Toro Loco: vale a pena experimentar?

Queridos leitores, eu ainda não experimentei o famoso Toro Loco. Não sei se irei, mas gostaria de deixar minha opinião sobre todo o movimento criado ao redor deste rótulo.

O vinho Toro Loco Tempranillo 2011 foi premiado no “International Wine and Spirit Competition” (IWSC), mas o que gerou toda essa onda de notícias é que nesta competição ele, que custa 3,59 libras, ficou à frente de vinhos com renome internacional que custam até 31 libras.

Como sempre faço, fui fazer minhas pesquisas a respeito do vinho.

 O vinho Toro Loco, marca própria da cadeia de supermercados Aldi produzido pelas Bodegas Coviñas , é feito com 100% da uva Tempranillo na denominação de origem Utiel Requena (região de Valencia). Aqui está o link da página da IWSC que outorgou o prêmio para o Toro Loco Tempranillo 2011. Encontrei a informação sobre a premiação em alguns sites de notícias, mas nas páginas da Aldi , e nas das Bodegas Coviñas (opção “Noticias e Novedades”) ainda não é mencionada.

 A Decanter também outorgou ao Toro Loco Tempranillo 2011 o prêmio de “commended” (em uma tradução livre: “menção honrosa”).

 Os vinhos que ele “bateu” na competição mencionados em algumas reportagens foram:

- Costa di Bussia Barolo Riserva DOCG 2005: a vinícola ostenta em seu site alguns prêmios “silver” e “bronze”; na Inglaterra, o custo deste vinho é £26; o vinho da safra 2006 recebeu 95 pts de Huon Hooke;

 - Stag's Leap Wine Cellars Artemis Cabernet Sauvingon 2009: um vinho de £22, recebeu vários prêmios “silver” e “bronze”. A Vinicola tem uma longa lista de vinhos com altas pontuações de Robert Parker, Wine Advocate (RP), Wine Spectator, Wine&Spirits, Wine Enthusiast, mas não menciona o prêmio do 2009 Artemis da IWSC.

Também li comentários de degustação de alguns especialistas, que, na sua maioria, afirmam que o Toro Loco é um vinho bom para o preço.  Ao que parece, a fama deste vinho não teve a mesma repercussão no exterior como teve aqui no Brasil. Tampouco, os vinhos que foram classificados abaixo do Toro Loco são vinhos considerados bons.

Resumindo, foi uma grande jogada de marketing para um vinho apenas razoável. Resta saber se este tipo de “jogada” serve bem ao nosso mercado, ainda imaturo para avaliar vinhos. Não tive como não comparar com o vinho alemão da garrafa azul. 


Outras referêcias:
http://www.dailymail.co.uk/news/article-2149036/It-s-corker-Red-wine-costing-3-59-sold-Aldi-scoops-international-award.html 
http://money.aol.co.uk/2012/05/24/3-59-aldi-wine-thumps-30-competition/
http://www.montrealgazette.com/life/Wine+taste+testing+supermarkets+depanneurs+Eight+whites+reds+tasted+winners/6710268/story.htmlhttp://www.vinopedia.com/wine/Costa+di+Bussia+Barolo
http://www.cask23.com/pressPraisehttp://www.standard.co.uk/news/uk/the-359-supermarket-plonk-that-tastes-as-good-as-vintage-bottles-of-wine-costing-ten-times-the-price-7781877.html
http://www.montrealgazette.com/life/Wine+taste+testing+supermarkets+depanneurs+Eight+whites+reds+tasted+winners/6710268/story.html 
http://www.costadibussia.com/eng/index.php?id=vini/barolo_docg_riserva&m=vini/submenu&download=9#torolocoday