segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Harmonizações Regionais: Morcilla e Rioja


Como diz a música do Chico, estava à toa neste fim de semana quando bateu a vontade de um churrasco. Olhei o freezer e lá estava uma fraldinha. Ok, o prato principal estava resolvido. Mas e a entrada? Um churrasco não é um churrasco sem aquela lingüiça fresca de entrada. Procurei, procurei, não achei... Porém achei na geladeira uma morcilla da Pirineus embutidos, a mesma que é servida no Fogo de Chão.

Também estava à toa o vinho que estava na geladeira e o tinha aberto na noite anterior. Então, nada foi programado, planejado, tudo de última hora. Mas as estranhas coincidências da vida é que nos trazem as boas surpresas.

O vinho era um Rioja que ainda não conhecia e que queria experimentar há algum tempo para colocar no portfólio da VinhoClic: Paternina Clos  Reserva 2001. Sobre o vinho, vocês irão encontrar mais informações logo que incluirmos lá na VinhoClic.

De forma geral, este vinho é um típico Rioja, feito com as uvas Tempranillo e Mazuelo, com evidentes aromas de  frutas vermelhas, terroso, e ainda na boca é fresco e bom corpo. Apesar da idade, ainda está muito vivo.

A morcilla é um embutido feito à base de sangue suíno coagulado, arroz e/ou cebola (depende da variedade), com temperos como pimentão, nozes e passas. É um prato típico espanhol, mas encontra-se em muitos países (Itália: sanguinaccio; França: Boudin; Reino Unido: Black Pudding; Alemanha: Blutwurst). O nome morcilla tem origem na Peninsula Ibérica das palavras mukorno (céltica) e mukurra (basca).

A morcilla foi feita na brasa e harmonizou perfeitamente com o Clos Reserva. A textura cremosa da morcilla combinou muito bem com o bom corpo do vinho, e o tempero da morcilla foi bem compensado pelo frescor do Clos Reserva.

Esta é uma dica super útil para harmonizar comida e vinho: harmonização regional. Na dúvida, procure o vinho da mesma região que a comida, ou vice-versa. Saiba um pouco mais sobre harmonização na VinhoClic.
Bom apetite!!!