sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Retrospectiva 2010

Foi um ano cheio de novas experiências. Algumas gratas surpresas, algumas confirmações de qualidade e outras poucas decepções.

Costumo dizer que o vinho bom é aquele que gostamos.  Conforme vamos ganhando maturidade com os vinhos, nosso gosto muda, ficamos mais exigentes.


Então, vou falar dos vinhos que gostei.

Em primeiro lugar foi uma confirmação: Chateau Montus 2005.
Vinho francês da região de Madiran (sudoeste) feito com 80% uvas Tannat e 20% Cabernet Sauvignon. Foi uma experiência interessante. Abri e coloquei no decanter. Após uma hora, ainda existia a agressividade da Tannat, porém 3 hs depois o vinho se abriu e ficou redondo. De cor vermelho muito escuro, tem aromas intensos de frutas escuras, chocolate, especiarias e café torrado. Na boca, encorpado, carnudo porém sem adstringência ou amargor e final prolongado. Um verdadeiro clássico.

O preço deste vinho está na faixa de R$150.

Uma surpresa foi a uva Primitivo. Em uma degustação com o tema "uvas diferentes", tomamos o SUD Primitivo de Manduria 2008. Um vinho de cor rubi intenso, com aromas de frutas vermelhas maduras e algo doce (baunilha, chocolate), e na boca encorpado, redondo e final prolongado.

Este vinho está na faixa de R$ 60.

Tomei alguns outros vinhos mais baratos com a uva primitivo e guardam as mesmas características de encorporado e escuro. Incluí esta uva nos meus vinhos de todo dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário: