domingo, 24 de abril de 2011

Vinhos de Supermercado (3) - Flor de Crasto 2008 Douro DOC Portugal

Este fim de semana experimentei o Flor de Crasto 2008, um Douro-DOC, da vinícola Quinta de Crasto - Portugal.


Há somente pouco mais de 20 anos, a região do Douro em Portugal passou a mostrar ao mundo que produz vinhos além dos tradicionais e famosos Vinhos do Porto. Hoje, vinhos de mesa (na legislação brasileira, a denominação é vinho fino) do Douro, feitos com as mesmas uvas do Porto – Touriga Franca, Touriga Nacional e Tinta Roriz entre outras, são reconhecidos mundialmente e a Quinta do Crasto é uma das principais vinícolas que representam esta nova era da região.

Nota do Importador: “Situada à margem direita do Rio Douro, entre a Régua e o Pinhão, a Quinta do Crasto é uma propriedade com cerca de 130 hectares, dos quais, 70 são ocupados por vinhas. Com localização privilegiada e importantes investimentos realizados nos últimos anos, esta tradicional vinícola conta com modernas instalações que produzem vinhos de altíssima qualidade. A paixão que é colocada na elaboração dos vinhos faz com que a Quinta do Crasto tenha produtos reconhecidos internacionalmente.”
Fiquem atentos a esta vinícola. O plano, extremamente desafiador, é de chegar a ser considerado “o Petrús, o Mouton-Rothschild, la crème de la crème do Douro”, por Miguel Roquete.

Sobre o Flor de Crasto 2008, é um vinho de entrada do portfólio (o vinho mais simples da vinícola) e é feito somente para o mercado internacional. O preço está entre R$30 e R$40 (comprei no Carrefour, mas tem no Pão de Açucar também), e é um bom custo x benefício. O vinho apresenta cor rubi e reflexos violetas com pouca transparência, é bem frutado e tem corpo médio, bom equilíbrio (taninos, álcool e acidez não sobressaem) e fresco.

Seguem notas do enólogo:
Castas
Tinta Roriz, Touriga Franca e Touriga Nacional
Idade das vinhas
8 a 10 anos
Sistematização
Vinha tradicional em Socalcos
Solo / Exposição
Xisto / Nascente-Sul
Denominação de Origem
Douro
Ano
2008
Alcool, vol %
13%
Vinificação
As uvas vindimadas e transportadas em caixas de 25 kg são sujeitas a uma rigorosa triagem à entrada da adega, antes de serem desengaçadas e esmagadas e transferidas para cubas de fermentação em aço inox onde fermentaram com temperatura controlada durante um período de 10 dias.
Envelhecimento
Em cubas de aço inox.
Engarrafamento
Em Agosto de 2009 • 157.333 garrafas (0,75 Litros)
Enólogos
Dominic Morris e Manuel Lobo
Dados Analíticos
Ac. Total: 4,95 gr/L • pH: 3,67 • Ac. Res.: 1,8 gr/L
Prova
Cor: Violeta brilhante.
Nariz: Excelente projecção aromática com notas de fruta silvestre fresca, bem integrada com suaves notas florais.
Boca: Inicio fresco e muito elegante. Volume médio, bem envolvido por taninos redondos de grande suavidade. Boas notas de fruta silvestre fresca integrada numa estrutura compacta, que conferem uma correcta persistência.