domingo, 17 de abril de 2011

Confraria Pane, Vinum et Caseus 16/Abril/2011


O casal Luiz e Ana nos recebeu em seu apartamento no Morumbi para mais uma reunião da Confraria Pane, Vinum et Caseus. O Luiz tem uma adega excelente e nos ofereceu um Barolo Aurelio Settimo 2003 e um Saint Emilion Cordier 1997 já de início.
A noite foi regada por entradas e prato ótimos com vinhos melhores ainda.

Como entrada tivemos alguns tipos de queijo, pão (já tradicional) do Grandisoli com alguns patês. Começamos com o Tokaji Furmint 2008 da St. Stephan´s Crown. Um tokaji sêco (pelo menos mais sêco que os conhecidos Aszú) muito floral e frutas frescas que sobressaia a pêra. Combinou muito bem com queijos, mas principalmente com o brie. Com o gorgonzola fez um ótimo conflito que ambos se sairam muito bem.
O prato principal, também a cargo do Grandisoli, foi um risotto com calabreza. Acompanhamos com o italiano Secco-Bertani Valpolicella Valpantena 2002. Feito com a técnica Ripasso, as uvas Corvina Corvina e Rondinella são refermentadas nas cascas de Recioto e recentemente Amarone. Esta técnica dá um balanço de frutas frescas com notas de especiarias, e concentração e estrutura. Trocando em muídos, o Valpolicella é um vinho mais simples porém com a ajuda do Amarone o vinho fica mais complexo (aromas como especiarias) e na boca fica com mais corpo. A harmonização também foi muito boa, pois o risotto é um prato com textura de gordura e a calabreza dá o toque apimentado.
A sobremesa tivemos Creme de Papaya com licor de cassis feito pelo Paulo, e chocolates portugueses que o Pedro trouxe.
Ainda tivemos outros vinhos com destaque para Quinta de Pancas Seleção do Enólogo 2006, Nero D´Avila Terre di Ginestra, Las Doces, Casa Silva Carmenere. Depois da meia noite, tomamos um Caballero de la Cepa Reserva Malbec para comemorar o Dia Mundial do Malbec.
Por fim, o Médoc 1997 Cordier para fechar com chave de ouro a noite.