terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Minha retrospectiva 2011 (1)


Como passa rápido!!! Foram quase 365 dias, 52 semanas e uns 100 litros de vinho. E teve cada vinho!!! Difícil escolher o melhor, mesmo porque, como dizem nossos amigos filósofos, tudo é relativo. Claro que existe o melhor absoluto, mas você escolheria sempre este em qualquer ocasião? Acho que não!!! Tem aquele de melhor custo x benefício, aquele para o almoço de domingo, o que você abre no sábado à noite para seus convidados do jantar, ou até o que é ótimo para tomar numa segunda-feira à noite!! Sem falar de momentos como tomando sol, churrasco, o happy hour da quinta e o almoço de trabalho da sexta.


Portanto, o momento faz o vinho (ou será que vinho faz o momento.. sei lá!!). Pude comprovar novamente que o importante no vinho é completar a bebida com o ambiente, onde, com quem e o que você está fazendo faz toda a diferença.

Este ano experimentei alguns vinhos que ficaram na minha memória!! E não são os mais pontuados ou caros, muitas vezes vinhos surpreendem porque superam as nossas expectativas. Descobri este ano algumas regiões que me surpreenderam como Bierzo na Espanha e sua uva autóctona (nativa) a Mencía. Outra descoberta foi de algumas importadoras que estão se posicionando muito bem com produtos diferenciados e preços bem competitivos, são o Empório Sório e a Cave Jado. Com eles pude também conhecer algumas regiões e uvas até então desconhecidas como os vinhos da Córsega com as uvas nativas Vermentinu, Sciaccarellu, Nielluciu e Muscat a Petit Grains.

Apesar de já ter tido a oportunidade de conhecê-los há alguns anos, em 2011 tive a oportunidade de experimentar 3 vinhos do México. Acho que os vinhos mexicanos irão surpreender em breve, pois os que tomei estavam muito bons, sem exceção.

Ainda não acabei.... Volto em outros posts para falar sobre algumas outras surpresas!!

Até o próximo!!!