terça-feira, 14 de maio de 2013

Uma Placa na Estrada

Uma placa na estrada foi o início para que um vinho brasileiro ganhasse um prêmio no Concurso de Vinhos de Lyon! Esta placa ai ao lado.

Esta é a placa da estrada que fez John mudar seu roteiro
e visitar a QSM
O John, amigo e sócio na VinhoClic, encontrou esta placa na estrada em Maio/2012 e percorreu 12km de estrada de terra até à Quinta Santa Maria, administrada por Nazário Santos.

E como este vinho chegou no concurso? O Jean Claude Cara, consultor de vinhos e de enoturismo na Bourgogne, responsável pelos vinhos brasileiros no "Concours International des Vins à Lyon", queria colocar mais um vinho brasileiro no torneio.

Conversando com o Jean sobre o seu Guia de Vinhos da Borgogne, que será lançado em breve, ele me perguntou se poderia dar alguma indicação. Fiz alguns contatos e o Nazário prontamente aceitou participar do concurso. Só poderiam participar vinhos monovarietais e assim Nazário enviou o rótulo "Utopia Glamour 2012", um 100% chardonnay.

Q ousadia, não? Um Chardonnay para concorrer com os consagrados Chardonnays Bourguignons e na terra deles, como diriamos por aqui, no campo do adversário. Uma ousadia que teve a sua recompensa.

O Utopia Glamour 2012 ganhou uma medalha no torneio (http://www.concourslyon.com/fiche-vin-8673-Quinta-Santa-Maria-Glamour.html), motivo de muito orgulho de toda a comunidade de vinhateiros da Serra Catarinense.

Um ano depois de encontrar a Placa na Estrada estivemos lá para comemorar com o Nazário o prêmio alcançado no Concurso de Lyon.

Fomos recebidos pelo Nazário e pelos cachorros da propriedade, o Colie e o Buster! Ótima recepção. A comemoração começou com o espumante "Da Princesa", um espumante rosé que será lançado em breve.
.
Excelente Espumante Da Princesa,
muito cremoso, bem sêco
Para acompanhar o espumante, um chouriço português feito pelo próprio Nazário preparado de um modo bem português, grelhado no álcool.
O delicioso almoço preparado pelos funcionários da Quinta foram muito bem acompanhados pelos vinhos Utopia Lote1 e Gran Utopia 2008.
Chouriço português
A conversa corria solta. Nazário falou sobre a propriedade, a empresa, seus novos desafios que imagino logo serão divulgados. O Nazario, com seu espírito muito crítico, expressou toda a sua angústia com a apatia do povo brasileiro em brigar por seus direitos de cidadão e por melhorias no país. Tudo isso porque fazer vinho no Brasil é uma tremenda dificuldade. Algumas dificuldades banais que o Nazario expôs que deixam claro como a legislação brasileira não está preparada para a produção do vinho: os rótulos dos vinhos brasileiros não podem conter adjetivos como reserva, gran reserva, especial, etc.; vinhos com mais de 14% de alcóol tem que ostentar no rótulo a classificação de vinho licoroso. Obs.: Vinho licoroso sêco, alguém conhece algum?? Óbvio que não deixamos de pontuar as principais problemáticas em produzir (ou importar/comercializar) que são complexidade de impostos, infra-estrutura inadequada, falta de apoio etc etc etc....
Evidente a cremosidade deste
espumante de cor muito atraente.

Por fim, fomos visitar os vinhedos e conhecer de onde saiu a Chardonnay que ganhou o prêmio em Lyon!
Na parcela lá em cima no morro fica a plantação do
Chardonnay ganhador do prêmio em Lyon
Em outro post falarei um pouco mais sobre a propriedade, mas Nazário escolheu o local e o preparou para ser similar às condições de vinhedos do Rio Douro. Sim, na propriedade há um rio que passa bem lá embaixo e as encostas foram recortadas para formarem os degraus para a plantação das videiras.

O enólogo responsável é Jean Pierre Rosier.





Uma comemoração simples de um grande feito. Sinto-me realizado por ter feita uma pequeniníssima contribuição para que o esforço dos vinhateiros artesanais do Brasil fosse reconhecido, e, como sempre acontece no Brasil, primeiro no exterior. Mas tenho a certeza de que o brasileiro ainda vai tomar o nosso vinho com respeito e orgulho de um produto de alta qualidade e que representa as nossas características.



Esta foi a primeira vista da QSM ainda na estrada de terra que leva à quinta,
entre as araucárias, vales e montanhas da serra.
Cenário bucólico da Quinta Santa Maria




Nazario, John e os vinhedos da QSM

Nazario, eu e uma outra visão dos vinhedos da QSM

P.S.: não tomei o Utopia Glamour, já estava esgotado! O Nazário prometeu conseguir uma garrafa para me enviar e ai sim poderei experimentá-lo.

2 comentários:

  1. Fábio,

    Bacana esta história! Uma pena que existam poucas pessoas como você, o John e o Jean apostando e dando a sua contribuição para os pequenos vitivinicultores nacionais (e eu me incluo nestas pessoas que pouco ou nada fazem, infelizmente).

    Quem sabe logo não tenhamos mais notícias boas deste e de outros produtores.

    Abraços e continue com o bom trabalho!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Victor, bom recebê-lo novamente por aqui.
      A Sonia Denicol vem fazendo um trabalho fabuloso com os pequenos produtores. Eles estão começando a produzir, muitos ainda não tem 10 anos de produção. Então muito tem a evoluir, apesar de já começarem a ter vinhos de ótima qualidade. Potencial enorme!
      Precisam de mais divulgação, ainda não conseguem vender toda a safra.
      Interessante as características de vinhos de altitude, vou escrever posts sobre isso e sobre as vinicolas que visitamos.
      Abs

      Excluir

Deixe aqui seu comentário: