segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

Retrospectiva 2012




O ano em que o mundo iria acabar acabou!

Foi um ano intenso. Incrível que, por mais que planejamos, o inesperado acontece e faz as nossas vidas navegar por correntes agitadas e desconhecidas. Não poderia ser mais excitante!



Tudo o que aconteceu em 2012 preparou o caminho para um 2013 ainda mais desafiante.

E a minha relação com o vinho vai se tornando cada vez mais íntima. Durante todo o ano que passou estive muito próximo, com as confrarias, as degustações, eventos, cursos, em contato com os importadores e distribuidores, e principalmente junto daqueles que podem me trazer mais e mais conhecimento na área.

Foi divertido, trabalhei muito, fiz amizades, me surpreendi. Uma pena que ainda não posso viver 100% do vinho. Meu tempo para o vinho é bem menos do que isso, mas este continua a ser um dos meus principais objetivos.

A respeito de rótulos, prefiro citar aqueles que me surpreendem. Os melhores nem precisam ser mencionados, afinal já tem muito marketing em cima e não quero ficar no lugar comum. Aliás, esta é a proposta da VinhoClic, surpreender, sair do comum, do óbvio.

O ano começou promissor. Conheci os vinhos do Chateau Villars-Fontaine, o especialista e apaixonado por Borgonha Jean Claude Cara e a Sonia Denicol, a Madame do Vinho, em um curso sobre os vinhos da Borgonha. Tive o privilégio de organizar pela VinhoClic, a convite do Jean, este mesmo curso no mês de novembro na Enoteca Saint VinSaint. Chateau Villars-Fontaine Gamay du Futur 2003 foi o vinho que mais me surpreendeu desta vinícola, um Gamay potente, encorpado, complexo!

Tenho que mencionar o Elephant Rouge 2008, um vinho com a assinatura do Jean, entre os vinhos que mais me surpreenderam este ano (senão o que mais..), . Uma pena que já se esgotou.... :´((

Já em Dezembro, a VinhoClic também organizou, com o apoio do Alexandre Furniel, um curso degustação de espumantes no Hotel Caesar Faria Lima.

Recebi com muito orgulho o diploma de conclusão do curso de Vinhos de Portugal outorgado pela Wine Academy, organizado pelo meu amigo José Carlos Santanita, um educador por excelência! Tenho acompanhado, mesmo que a uma certa distância, seu projeto de educação e suas iniciativas Portugal Wine Expert e Wine Senses, que vão de vento em popa. Sinto-me orgulhoso de ter participado dos primeiros passos aqui no Brasil.

Participei de vários eventos, mas destaco a degustação de vinhos de Bordeaux safra 2009, organizada e realizada pela Union des Grands Crus de Bordeaux, sob a batuta de Caroline Putnoki. Tive a oportunidade de degustar vinhos espetaculares, alguns nota 100 de Robert Parker (apesar de não me importar muito com pontuações..... me parece que há mais critérios nestas pontuações do que somente os técnicos). Dos que degustei, o Chateau Clinet foi o que mais me marcou, complexo, belo corpo, ainda jovem mas já muito bom para se beber.

Por falar em eventos, o Encontro de Vinhos, organizado por Beto Duarte e Daniel Perches, já é um dos grandes acontecimentos do mercado de vinhos. São 5 cidades com este evento. Por falar em surpreender, este na sequência foi daqueles eventos aconchegantes, repletos de coisas boas e gente interessante por todo lado: 1º Granja Viana Wine Fest, organizado pelo João Felipe da Vino&Sapore. Aliás, o João abriu as portas da Vino&Sapore para muitas das degustações do guia que o Beto Duarte está desenvolvendo (aliás, estamos ansiosamente esperando por sua publicação). Por falar neste guia, as degustações foram sempre momentos de puro prazer ao lado de blogueiros, agora amigos: além do Beto e do João, participavam o Evandro,  a Vanessa, a Evelyn e o Alexandre, o Alexandre Frias, Cristiano, o Deco da Winet, , a Jane, a Michelle, a Nadia, a Renata, o Victor, o Walter, o Mauricio.

Garimpei muito! Foram muitos vinhos degustados e várias surpresas positivas. Cada um deles, mereceria um post específico, mas só vou mencionar os nomes:

- Goulart Reserva Malbec 2007
- Clos de Chacras Gran Estirpe Malbec 2007
- Imperial Toledo
- Judas
- Dogajolo
- Pequeñas Bodegas Viñas de Chacras, Malbec Roble e CS Roble
- Cava 1312
- Inurrieta Mediodia
- RAR Viognier
- Tapada de Coelheiros Chardonnay
- Domaine de Pellehaut Harmonie de Gascogne
- Champagne Esterlin Brut Selection

Por fim,  a linha de vinhos que mais me surpreendeu foi da Bodega Paternina de Rioja:
- Clos 2001
- Conde de los Andes Gran Reserva 2004
- Banda Roja Reserva 2004
- Banda Azul Crianza 2006

Isto sem falar nos custos desses vinhos! Excelente.

Um Natal de muita luz!